Quem nunca emprestou ou pediu emprestado dinheiro a parentes ou amigos que atire a primeira pedra. E comprar fiado, quem nunca? Crédito informal é qualquer tipo de empréstimo que não seja feito por instituições financeiras oficiais do Brasil. Mas, nem por isso ele deixa de existir.

Mas, cuidado! O crédito informal pode trazer problemas sérios e por muito tempo em sua vida. Emprestar dinheiro é uma forma de crédito informal. Mas, é necessário analisar bem a situação antes de emprestar ou de pedir dinheiro emprestado. Muitas amizades já acabaram por conta disso.

Ajudar uma pessoa em situação de emergência, pode naquele momento ser algo simples, mas, caso ela não pague, pode colocar quem emprestou, em uma situação de emergência. Portanto, para você que pretende emprestar dinheiro, fazemos a pergunta: se a pessoa tiver um problema e não lhe pagar, aquele dinheiro vai fazer falta? Vai causar problemas em seu orçamento? Se a resposta for sim, recomendamos não emprestar.

Além de ser uma situação com alto potencial para prejudicar sua vida financeira, emprestar dinheiro pode estragar amizades de anos. Talvez um “não” desconfortável hoje possa salvar uma amizade ou um relacionamento familiar.

No entanto, caso resolva emprestar dinheiro a um amigo ou familiar, não esqueça: empréstimos ou doações devem ser declarados no Imposto de Renda.

Uma situação que desaconselhamos – e desaconselhamos com ênfase – é o uso de dinheiro de agiotas. Além dos juros cobrados serem abusivos, a agiotagem é crime previsto no Código Penal.

Para entender mais sobre o tema crédito informal, veja o vídeo abaixo: