A inflação também segue preocupando 38% dos mil entrevistados em outubro

Apesar do aumento do otimismo, a pesquisa trimestral da ACREFI- Kantar TNS Brasil, empresa global de pesquisa de mercado avaliadora das perspectivas para a economia, mostra que o brasileiro continua cético quando o assunto é o combate à corrupção. O levantamento, foi feito após o impeachment da presidente Dilma, revela o sentimento dos entrevistados com a mudança de governo. Quando perguntados se acreditam na diminuição da corrupção depois do impeachment, 60% responderam que não. A TNS entrevistou mil pessoas, de 18 a 65 anos, entre os dias 20 e 28 de outubro, por meio de pesquisas realizadas por meios digitais. A maioria (57%) dos ouvidos são do sexo masculino.

a1

A desconfiança se estende também à capacidade do novo governo no combate da inflação: 38% não acredita que a atual equipe será capaz de reduzí-la.

a2

Em compensação, os entrevistados declararam confiar na capacidade de o novo governo voltar a atrair investimentos e de obter apoio para aprovação de medidas no Congresso.

a3

a4

A pesquisa também revelou um aumento do otimismo pela primeira vez desde que a pesquisa começou a ser realizada, em outubro de 2014. No último levantamento, 31% estavam otimistas – nos cinco anteriores, a quantidade de otimistas ficou entre 16% e 18%.

a5