Desde que o Governo Federal começou a debater e apresentou a proposta para a Reforma da Previdência, os brasileiros estão correndo para se aposentar. Segundo dados da própria Previdência Social, só entre janeiro e outubro de 2016, houve um aumento no pedido de aposentadoria de 16%, comparado ao mesmo período de 2015.

Esses dados mostram que as pessoas estão muito preocupadas com a aposentadoria e correndo para fugirem da nova regra, que para equilibrar as contas do governo, promete aumentar o tempo de contribuição.

Diante desses fatos, você que nos lê agora já parou para pensar como será sua aposentadoria? Quando provavelmente receberá? Qual padrão e qualidade de vida espera ter quando se aposentar? Como você quer que seja sua vida quando parar de trabalhar?

Pois bem, se você tem mais de 40 anos, a verdade é que demorou para pensar nisso, é bom correr e se planejar. Melhor agora do que nunca. Já você que entrou agora no mercado de trabalho, a vantagem de começar cedo a se preocupar com isso é ter o benefício de usar os juros compostos ao seu favor.

Pense: a expectativa de vida está crescendo bastante no Brasil. Lá no ano de 1980, a expectativa de vida do brasileiro era de 62 anos, já hoje, gira em torno dos 76 anos. Ou seja, vamos viver muito mais tempo aposentados e, vamos precisar de dinheiro para usufruir com qualidade esse tempo de vida.

Mas então o que fazer?

Para ter dinheiro para garantir uma aposentadoria tranquila, não há segredo, é necessário abrir mão de algum consumo agora a favor de poupar para o usar esse dinheiro na aposentadoria. Ou você quer contar apenas com o INSS?

O ideal é separar todo mês uma parte do salário e já investir esse dinheiro para o futuro. O valor vai depender, principalmente, de sua idade. Por exemplo, se você tem 25 anos, a porcentagem que vai precisar poupar mensalmente é muito menor do que daquele que já tem 45 anos.

E onde investir?

Quanto antes você começar, mais poderá arriscar nos seus investimentos, buscando opções menos conservadoras na renda variável, mas que no longo prazo possam lhe garantir maior rentabilidade. Ou seja, se você tem menos de 30 anos, pode concentrar parte dos seus investimentos em ações. Já se você tem mais de 50 anos, essa opção do mercado de ações pode ser arriscada demais, em caso de queda bruscas, pode faltar tempo para a recuperação.

Para quem deseja investir dinheiro no longo prazo, não faltam opções no mercado, como Títulos do Governo, CDBs, Letras de Crédito, Mercado de ações, Fundos multimercado, os próprios produtos de previdência oferecidos pelos bancos e seguradoras, etc.

O mais importante é procurar sempre diversificar, ou seja, procure não concentrar todos os seus investimentos em uma única modalidade. Essa é uma das principais regras para quem começa a investir. Aquela velha lição de “nunca coloque os ovos na mesma cesta. Se ela cair no chão, você fica sem os ovos”.

Caso tenha muitas dúvidas, procure a ajuda de um especialista.

O importante é programar o seu futuro. Se organize, não deixe o tempo passar sem pensar nisso.

E se minha empresa oferece Fundo de Pensão?

Bom, se você tem o benefício de trabalhar para uma empresa que lhe oferece participar de um fundo de pensão, não perca tempo, faça sua adesão. A grande maioria dos Fundos de Pensão, principalmente aqueles de empresas estatais, funciona no sistema de colaboração da empresa. Explicando: para cada R$ 1 que você coloca no fundo, a empresa coloca mais R$ 1. Ou seja, o colaborador já saí na largada com uma rentabilidade de 100%. Além disso, você vai contar com gestores especializados administrando seu dinheiro. Recentemente vimos casos de desvios em alguns Fundos de Pensão, mas, devemos lembrar que no Brasil são mais de 300 Fundos de Pensão e, apenas em quatro foram apontados problemas. Além disso, como participante, cada trabalhador deve acompanhar de perto o que é feito com os recursos. Entretanto ressaltamos, é um ótimo investimento para aposentadoria.

Abaixo segue um vídeo interessante sobre o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=pto2hcEXETA&list=PL-gaMRAth22qTJ-BdjIW1EOdd4GmnTJMe&index=23